A luz do sol transformada em energia

Conheça como funciona o sistema fotovoltaico

A energia solar fotovoltaica funciona por meio da conversão da luz do sol em energia elétrica.

O funcionamento pode ser entendido de maneira bastante simples. Vamos lá! O sol libera a cada instante pequenos pacotes de energia, que se chamam  fótons. Eles percorrem uma longa jornada, 150 milhões de quilómetros, mas chegam à Terra rapidinho, em apenas 8 minutos e meio.

Em tese, em apenas uma hora, a quantidade de fótons liberadas pelo sol seriam suficientes para gerar energia e atender as necessidades globais de um ano inteiro.

Mas, como essa energia é captada?

Através dos módulos fotovoltaicos, que são compostos basicamente de placas solares de silício.

Os painéis captam a luminosidade dos raios solares e geram eletricidade em corrente  contínua, que flui para um inversor. Por sua vez, o inversor transforma essa corrente contínua em corrente alternada, para que possa ser utilizada em casas ou empresas.

Caso não haja consumo imediato, essa energia será enviada à rede da distribuidora e ficará disponível em créditos. Quando não houver geração durante a noite, ela busca a energia da rede e utiliza esses créditos que foram adicionados anteriormente.

É extremamente simples e limpo. E o melhor: está ficando mais acessível a cada dia, graças a estímulos governamentais e linhas de financiamento que vão de 2 a 120 meses.